EUA: Tribunal absolve Kyle Rittenhouse de todas as acusações após júri deliberar por quatro dias

Kyle Rittenhouse foi inocentado após júri deliberar por quatro dias

Júri deliberou durante quatro dias no tribunal de Kenosha Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

Nesta sexta-feira (19), o ex-cadete de polícia Kyle Rittenhouse, de 18 anos, foi inocentado de todas as acusações em um julgamento em Kenosha, Wisconsin (EUA).

O júri deliberou sobre o caso durante quatro dias. O jovem era acusado de homicídio doloso, homicídio culposo e tentativa de homicídio. Contra ele também havia duas acusações de colocar a segurança de terceiros em risco.

Durante manifestações antirracistas, em Kenosha, em agosto de 2020, Rittenhouse matou dois homens e feriu um terceiro. Os protestos aconteceram em repúdio ao caso Jacob Blake, homem negro baleado por um policial branco durante uma abordagem na cidade.

Os atos contra a violência sofrida por Blake teriam sido marcados por tumultos, vandalismo e saques, na cidade de Kenosha. Na época, publicações em redes sociais convocaram “patriotas” armados para irem até a cidade, a fim de proteger vidas e propriedades.

Rittenhouse, que tinha 17 anos e morava em Illinois, foi a Kenosha armado com um rifle semiautomático. A defesa alegou que ele agiu em legítima defesa, ao reagir para salvar a própria vida após ser chutado, atingido na cabeça com um skate e ter uma arma apontada para sua cabeça.


Mais no Virtual Mamoré